26 junho, 2006

QUIROPRAXIA COM CRISTIANE MORETTI


A importância do consumo da água para o nosso corpo

A água é vida corrente! Ela nutre o solo para que a semente germine e alimenta a plantação para que o fruto surja, e assim por diante até que a safra se renove. Dessa mesma forma a água age em nosso corpo, nos trazendo a proposta da saúde física
ao contribuir diariamente para a renovação celular do nosso corpo, nos hidratando por inteiro e nos preparando assim para a defesa contra os agentes nocivos externos. O consumo normal de água deve variar de dois a três litros por dia.

A deliciosa sensação de matar a sede é possível através dela. Mas para quem não sabe, quando a sede chega já é sinal de que a nossa reserva de água já estava esgotada. A água que trás o viço a pele, o equilíbrio ao cérebro, o bom funcionamento aos órgãos, é quem trabalha em nosso organismo nos ajudando a varrer as impurezas através da urina e do suor. Alias, quando algo não esta bem em nosso organismo a água nele contida começa a nos sinalizar através da alteração de odor do suor, ou da urina por vir com muita freqüência, ou por vir escura, muito amarela ou turva. Daí é preciso ajuda médica porque os sintomas talvez estejam apontando um quadro de inflamação, diabetes, etc.Fique atento!

Para o bom funcionamento do corpo físico, em especial para a coluna vertebral, a água além de banhar todos os tecidos, inclusive o tecido ósseo, ela assume um papel importantíssimo ao hidratar os discos intervertebrais que se localizam entre as vértebras (ossos da coluna vertebral). Eles atuam como amortecedores para que essas vértebras possam seguramente se movimentar em flexão, rotação, extensão, enfim, para que aconteçam os movimentos naturais da coluna sem que os ossos entrem em erosão
entre si. Quando não há hidratação suficiente para o corpo e, em especial para esses discos intervertebrais (ou seja, quando a pessoa não toma a quantidade normal de água todos os dias) começa a ocorrer os desconfortos ao se movimentar, dores nas articulações, etc, já que os discos tendem a ficar mais finos e frágeis e com menos resistência para suportar os movimentos freqüentes ou até mesmo o próprio peso do corpo. Daí para ocorrer uma hérnia discal é um passo e no caso de pessoas obesas ainda é pior. Por isso, aconselho sempre que cuidem bem o seu corpo bebendo muita água, alongando-se e consumindo verduras, legumes e comendo pelo menos duas frutas diferentes por dia. Assim, a sua hidratação estará garantida e a sua imunidade em alta!

Um super abraço a todos e vamos brindar a vida com muita água!