12 março, 2007

Cidade quer retirar cidadania alemã de Hitler

Os parlamentares de um distrito alemão que concedeu a Adolf Hitler a cidadania alemã há 75 anos querem retirar o benefício do ditador nazista. Eles têm esperança que a revogação da cidadania trará redenção à cidade de Braunschweig, que, segundo eles, têm sido erroneamente culpada por ter reconhecido Hitler como um servidor municipal em 26 de fevereiro de 1932, segundo o jornal inglês The Times.
A declaração fez com que Hitler, nascido na Áustria, fosse considerado alemão, o que permitiu que ele concorresse nas eleições presidenciais algumas semanas depois. "A cidade continua sendo rotulada como o lugar que ajudou Hitler a obter sua cidadania alemã", disse Isolde Saalmann, uma parlamentar local
"Entretanto a cidade era social-democrata na época", explicou ela. Braunschweig, que na época era também um Estado, esteve sob forte influência nazista. Os nazistas, que ocupavam posições de importância no parlamento de Braunschweig em 1932, arranjaram para que Hitler fosse nomeado "conselheiro do governo no Escritório Cultural e de Pesquisa de Braunschweig", o que fez com que ele ganhasse a nacionalidade alemã.

FONTE: TERRA