19 junho, 2006

QUIROPRAXIA COM CRISTIANE MORETTI


Para os que gostam de se auto-ajustar

Algumas pessoas têm o hábito de se auto-ajustarem ou, popularmente falando, de se “estalarem”. Os estalidos ou sons acompanham o ajuste no corpo mas, não necessariamente quando se consegue um ajuste acontece o som porque o corpo possui lugares que não o produzem. É bem verdade que na maioria da vezes as pessoas até conseguem algum alivio quando se ajustam sozinhas, mas acho importante informar que são poucos os ajustes que auto-manipulados chegam as vias de fato, isso quando não acabam resultando em uma subluxação. Além disso, há regiões do corpo em que não e possível o auto-ajuste totalmente eficaz, como é o caso da região torácica.

O terapeuta, por sua vez, sempre trabalha os ajustes quiropráxicos dinâmicos e específicos em um grau mais profundo dentro da faixa parafisiológica do corpo do paciente, permitindo um pequeno movimento até o limite anatômico (limite o qual não é possível ser alcançado pela própria pessoa sozinha), sendo a duração da força máxima empregada somente por uma fração de segundo. Portanto, o estudo do caso do paciente, a técnica de manipulação empregada, a pressão e a duração do movimento é a chave mestra para toda a conseqüência da liberação correta do jogo de juntas que se esta sendo trabalhado.

Aconselho para as pessoas que gostam de se auto-ajustarem que busquem mais informações a respeito da saúde de seu corpo, de seu estado emocional, etc. e que pratiquem exercícios que podem alongar seus músculos de maneira especifica, aumentando a mobilidade e fortalecendo as articulações (alongamentos) e, assim, evitando seus auto-ajustes freqüentes.

Abraços quiropráxicos a todos e muita saúde!

Cristiane Moretti
Terapeuta Quiropraxista (ANQ 095.05)
(0XX11) 9415-8588