12 dezembro, 2006

Saddam será imediatamente executado após confirmação de sentença

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein e dois ex-colaboradores do antigo regime serão executados imediatamente se a Corte de Apelações confirmar sua condenação a morte, e o corpo pode ser enterrado em local secreto, informou uma fonte do governo de Bagdá.
"Não perderemos tempo. Levaremos em consideração a situação da segurança e serão executados imediatamente na primeira oportunidade, assim que a Corte de Apelações comunicar seu veredicto", disse o alto funcionário governamental que pediu para não ser identificado, antes de acrescentar que acredita na confirmação das penas de morte. "Contemplamos a possibilidade de executar os três (Saddam Hussein, Barzan al-Tikriti e Awad al-Bandar) simultaneamente", prosseguiu.
Saddam Hussein, seu meio-irmão Barzan al-Tikriti, que foi chefe dos serviços de inteligência, e o ex-presidente do tribunal revolucionário, Awad al-Bandar, foram condenados ao enforcamento no dia 5 de novembro pela execução de 148 xiitas nos anos 80, em represália por uma tentativa de atentado contra um comboio presidencial em Dujail, ao norte de Bagdá.
"É possível que enterremos Saddam em um local secreto. O governo garantirá que não se construa um mausoléu", explicou o funcionário, segundo o qual o corpo do ex-ditador pode ser entregue posteriormente à família.
"Os rituais muçulmanos permitem exumar um corpo depois de seu enterro", afirmou. Os nove juízes da Corte de Apelação não têm prazo para anunciar uma decisão.

FONTE: TERRA