20 março, 2007

ESPORTES COM CARLOS GARCIA


FÓRMULA-1: RAIKKONEN SAI NA FRENTE DE MASSA

- Começou a temporada 2007 da Fórmula-1 no último final de semana com o Grande Prêmio da Austrália em Melbourne. Toda a torcida brasileira ávida por um bom resultado de Felipe Massa estava de olho, ciente que ele poderia conquistar a vitória e sair na frente na disputa pelo campeonato.

- Mas um problema de câmbio na sessão classificatória impediu que ele sequer disputasse a pole position, que ficou na mão de seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen. Massa largou na última posição e conseguiu fazer uma corrida brilhante, chegando em sexto lugar sendo o único entre todos os pilotos a realizar apenas uma parada nos boxes. Raikkonen venceu e saiu na frente na disputa não só pelo campeonato mas também pela condição de primeiro piloto dentro da equipe, posição essa que seria definida pela própria Ferrari conforme o desempenho dos dois na pista.

- Mas não é hora para nos desesperarmos, isso não quer dizer que agora Raikkonen será o primeiro piloto da Ferrari. A equipe sempre fez questão de ressaltar na pré-temporada que os dois teriam algumas corridas (sim, no plural, mais de uma) para definirem a disputa. Isso para que Raikkonen se ambientasse melhor à nova equipe, equipe essa onde Massa já estava mais do que acostumado. O finlandês provou que não precisa de tempo para se adaptar, afinal vencer na estréia é a grande resposta, mas Massa só não disputou a corrida por uma questão mecânica, culpa da equipe, culpa do carro, ou seja, agora a Ferrari tem obrigação de dar mais algumas corridas para Massa se recuperar.

- Resumindo, não importa que tem o mesmo salário (Kimi), não importa que Raikkonen esteja na frente, a Ferrari quer ter como primeiro piloto aquele que ela julgar o melhor deles, seja ele Kimi Raikkonen ou Felipe Massa. A próxima prova é o Grande Prêmio da Malásia, dia 8.

***

- As duas estréias mais observadas do Grande Prêmio da Austrália tiveram atuações bem distintas. Lewis Hamilton da McLaren chegou na terceira posição e andou toda a prova à frente de seu companheiro de equipe, o bicampeão Fernando Alonso, perdendo a posição apenas por um problema com retardatário. Já Heikki Kovalainen da Renault largou na 13ª posição, cometeu inúmeros erros, confundiu terra com pista e chegou em décimo ouvindo poucas e boas de seu chefe de equipe Flávio Briatore. Bom para Nelsinho Piquet.

***

- Agora faltam dois gols para Romário chegar ao seu tão sonhado milésimo. Amanhã tem jogo pela Copa do Brasil e no domingo tem jogo contra o Flamengo que por sinal tem torcedores rezando para que o baixinho não atinja a marca contra seu ex-clube. Para quem acha que Romário na verdade não tem mil gols registrados pela FIFA vale lembrar que Pelé também não tem, e Romário por sua vez nunca falou que seus gols eram FIFA. Simplesmente são os gols que ele resolveu contar, não importa onde e contra quem, mas que aconteceram. E particularmente acho que depois de tudo que ele fez por nosso futebol ele merece.

***

- Na última semana São Paulo e Santos travaram uma disputa nos bastidores pois o tricolor não acredita que os clássicos devam ser jogados na Vila Belmiro. Eu particularmente acho que todos os clubes tem o direito de usar seu estádio em que jogo for desde que apresentem condições de segurança para o público. Porém, na decisão do Campeonato Paulista de 2005 o Santos não quis ver o São Paulo ser campeão em seu estádio e mandou o jogo para Mogi-Mirim alegando que o mando de campo era dele (Santos) e o clube manda o jogo onde quer. Portanto, acho que o Santos não tem moral nenhuma para a reivindicação visto que o mando de jogo agora é da Federação Paulista de Futebol e ela manda onde quiser também, ninguém mandou assinar o regulamento.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre Fórmula-1 automobilismo acesse meu blog: http://www.omundoveloz.blogspot.com/

Até a próxima semana e um forte abraço!!!


CARLOS GARCIA É COMENTARISTA E REPÓRTER NA RÁDIO CAPITAL