17 outubro, 2006

Piloto do Legacy fez contato com controlador de vôo

Uma gravação divulgada pela Aeronáutica revela que o piloto do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol, no último dia 29, conseguiu se comunicar com os controladores de vôo do Cindacta-1, em Brasília, quatro minutos antes de fazer a mudança de altitude prevista no plano de vôo. Segundo a GloboNews, no contato com a torre, Joseph Lepore pergunta ao controlador se pode descer ou se deve manter a altitude. Neste momento o jato estava a 55 quilômetros do ponto onde deveria descer dos 37 mil pés para 36 mil pés. O controlador respondeu "ok, mantenha".
Segundo a Aeronáutica pode ter havido um mal-entendido entre o piloto e a torre de controle. Lepore pode ter entendido a ordem do controlador como uma autorização para manter a altitude de 37 mil pés, mesmo contrariando o plano de vôo.
A Polícia Federal de Mato Grosso ouviu os controladores de vôo, "principalmente de Brasília", que estavam trabalhando no horário em que ocorreu o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy. A instituição também abriu inquérito, por requisição do Ministério Público Federal, para identificar e descobrir a responsabilidade criminal pelo acidente.
O vôo 1907 da Gol, que fazia a rota Manaus-Rio de Janeiro, com escala em Brasília, caiu no norte do Mato Grosso, matando os 149 passageiros e os seis tripulantes. O acidente, o pior da história da aviação brasileira, envolveu o jato executivo Legacy, fabricado pela Embraer, que pousou em segurança numa base aérea no sul do Pará, após uma colisão com o avião da Gol.

FONTE: TERRA