16 julho, 2006

QUIROPRAXIA COM CRISTIANE MORETTI

Perguntas e respostas mais freqüentes:

1) Alem da Quiropraxia quais as outras técnicas que voce emprega em seu atendimento?

Sou uma profissional graduada, terapeuta diplomada e associada a ANQ (Associação Nacional de Quiropraxia). Trabalho com a Quiropraxia como técnica primária e tenho como técnicas complementares: - Terapia Biocranial (que ajuda muito nas diversas dores de cabeça, problemas de cansaço de vista, insônia, dores de ouvido, perda de movimentos faciais, labirintite, entre outros).
- Terapia Visceral (auxilia na reeducação de movimentos peristálticos, alivia dores de hérnia hiatal, intestino preso, vesícula biliar, fígado, estomago, cólicas menstruais, etc.).
- Massagem Terapêutica e Massagem Relaxante
- Drenagem linfática.
- Cinesiologia Aplicada.

2) O estresse pode ser a causa de dores na coluna?

Penso que também. Alem do estresse é necessário observar o padrão de pensamento e de emoções da pessoa. E mais, saber se ela já sofre de alguma patologia ou queixa em particular que podem estar se associando as dores de coluna que a acometem. Já dizia Stanley Keleman, em seu livro Padrões de Distresse: Agressões Emocionais e Forma Humana: “Os estados mentais e emocionais tem uma base anatômica.”. E ainda: “O corpo é mais do que um objeto da consciência e talvez seja a própria consciência. O corpo é um processo vivo, subjetivo, uma cadeia viva de eventos que se manifesta ao longo do tempo.”

3) Qual e a melhor posição para dormir?

Passamos praticamente um terço do dia dormindo. Considerando que essa é uma porcentagem bastante alta, é muito importante que tomemos algumas medidas para assegurarmos mais saúde e bem-estar ao nosso corpo. Dormir significa também “descansar o esqueleto” e a mente, assim, a própria natureza do corpo trabalha para restaura-lo para um novo dia. A melhor posição ao dormir para a coluna manter-se mais alinhada é o decúbito lateral (de lado).

4) Por que é aconselhável usar um travesseiro entre os joelhos ao dormir?

Ao deitar-se em decúbito lateral um dos joelhos fica sobreposto ao outro e, consequentemente o quadril recebe uma certa caída tendenciosa seguindo a lei da gravidade. Quando usamos um travesseiro pequeno entre os joelhos, estamos proporcionando conforto a região e minorizando a possibilidade de problemas futuros como dores de menisco ou patela, etc., alem de proporcionarmos uma posição mais adequada ao fêmur (maior osso que possuímos no corpo) no quadril, sem força-lo.

5) O que é recomendado após receber atendimento quiropraxico?

Recomendo que o paciente fique, pelo menos uma semana sem praticar atividades que forcem as regiões que receberam os ajustes quiropraxicos, visto que foram realinhadas e, portanto, estão em precesso de auto-cura pelo próprio corpo, podendo voltar a se desajustar nesse período com maior facilidade.

6) Como funciona o tratamento de Quiropraxia? Ele demora?

Normalmente a pessoa procura o Quiropraxista quando já possui alguma queixa evidente como uma lombalgia, por exemplo. É realizada uma detalhada anamnese (avaliação) onde são vistos exames como RX, Ressonancia Magnética, enre outros e depois, conforme o quadro apresentado, o paciente recebe o tratamento de acordo com sua necessidade. Os primeiros atendimentos são mais freqüente, mas conforme o corpo vai se realinhando e recuperando seus movimentos equilibrados e se mantendo, as consultas vão diminuindo.

7) É comum o corpo ficar dolorido após ser realinhado?

Depende da pessoa e de como seu corpo estava antes do tratamento (se possuía alguma inflamação). Quando o corpo fica dolorido logo após o tratamento é normal que o incômodo dure de dois a quatro dias somente.

8) Pessoas com o Mal de Parkinson podem receber atendimento quiropraxico?

Depende. E imprescindível que antes de tudo passem por uma anamnese detalhada para se saber qual é realmente o caso, se o paciente teve indicação medica, se ele possui outros tipos de patologias associadas, qual e a idade do paciente, se possui osteoporose ou câncer, etc.

Após passar pelo primeiro passo, o paciente portador do Mal de Parkinson deve ser orientado de que a Quiropraxia é uma técnica terapêutica que não promete curar a patologia em questão, visto que se trata de uma doença neurológica que deve ter acompanhamento medico constante, pois o Mal de Parkinson é uma doença degenerativa e progressiva e que vai limitando todos os movimentos do corpo. A Quiropraxia bem aplicada poderá sim trazer a melhora nos movimentos articulares ao alinhar mesmo que pequenas regiões como os dedos das mãos ou dos pés. O beneficio da técnica poderá ser maior ou menor de acordo com a reação do corpo de cada paciente.

9) Quem já teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) pode receber esse tipo de tratamento?

Geralmente sim, mas deve-se fazer a anamnese primeiro, como sempre. Há certos casos, quando bem acompanhados também de fisioterapia, que os alinhamentos quiropraxicos até somam resultados, principalmente quando emprego a terapia biocranial como recurso de apoio ao quadro. Os resultados chegam a surpreender.

10) Pacientes com câncer podem receber o tratamento de quiropraxia?

Não. A quiropraxia, ao realinhar o corpo proporcionara a ele sua auto-cura, porem, como ela é uma técnica que mexe com o fluxo geral do organismo, ao ser recebida o corpo pode fazer com que aquele foco do câncer seja espalhado pela corrente sanguinea, causando uma metástase.

- Tiger Points (dissolução de nódulos localizados) e- Reiki


CRISTIANE MORETTI
Cel (011) 9415-8588
email: cristianemoretti@ig.com.br