11 agosto, 2006

Reid mantém nível "crítico" de alerta terrorista


O ministro do Interior britânico, John Reid, informou hoje que o nível de alerta pela ameaça terrorista no país continua sendo "crítico", enquanto continuam as investigações sobre a conspiração descoberta na quinta-feira para cometer atentados contra aviões comerciais.
Em entrevista coletiva, Reid adiantou que se reunirá com seus homólogos europeus nos próximos dias para debater "assuntos de interesse comum" em relação à suposta conspiração terrorista desmantelada ontem no Reino Unido.
O ministro confirmou que 24 pessoas estão sob custódia e estão sendo interrogadas em delegacias londrinas, enquanto vários imóveis estão sendo revistados em diferentes pontos do país. Reid, que preside as reuniões do comitê de emergência "Cobra" do Governo britânico, agradeceu a cooperação das autoridades de outros países, particularmente o Paquistão, em uma investigação com ramificações internacionais.
As autoridades paquistanesas confirmaram hoje a detenção no país de vários suspeitos, todos de nacionalidade britânica, cujos interrogatórios contribuíram para o desmantelamento dos planos de ataques terroristas.
Na mesma entrevista coletiva em Londres, o ministro de Transporte, Douglas Alexander, indicou que as medidas de segurança estabelecidas nos aeroportos britânicos e que causaram sérios transtornos aos passageiros continuarão vigentes "o tempo que for necessário".
Reid e Alexander se reunirão ao longo do dia com o Comitê Nacional de Segurança da Aviação para revisar os controles impostos.

FONTE: TERRA