04 agosto, 2006

Israel bombardeia estrada e 4 pontes na capital libanesa


A aviação israelense bombardeou na manhã desta sexta-feira (pelo horário local) a estrada entre Tareya e Afka, que une Beirute ao vale do Bekaa através das montanhas. Horas antes, o exército israelense destruiu quatro pontes de Beirute e isolou assim os acessos à capital libanesa pelo norte.
Sete civis, incluindo um casal de 80 anos de idade, foram mortos nos ataques.
O primeiro ataque aconteceu por volta das 7h (1h de Brasília). Caças-bombardeiros israelenses lançaram três projéteis contra uma ponte na área de Mamelten, uma região de maioria cristã no norte de Beirute, próxima à localidade de Yunis, informaram testemunhas.
Segundo as primeiras informações, várias pessoas ficaram feridas, já que no momento da operação uma caminhonete de transporte público e um Mercedes atravessavam a ponte.
Meia hora depois, o Exército israelense atacou uma das pontes da estrada que une Beirute à região de Batrum, a norte da capital.
Minutos mais tarde, o alvo foi uma ponte de acesso à capital nas proximidades de Casino, também na região cristã de Yunis. A ponte de Halket, na localidade litorânea de Biblos, ao norte de Beirute, também foi inutilizada.
Os israelneses também uma importante central elétrica voltada para o sul do vale do Bekaa (leste) e para grande parte do sul do Líbano, informou a polícia.
Os aviões atacaram a central elétrica Ibrahim Abdel Aal, situada em Sohmor, 4 km ao sul do lago artificial de Karaun, formado pelo rio Litani.

FONTE: TERRA