04 agosto, 2006

TAM leva 24 pingüins resgatados no Rio para o RS



A TAM levou nesta quinta-feira 24 pingüins dos Rio para Porto Alegre. As aves haviam sido resgatadas em praias do Estado e estavam no Zoológico de Niterói (Grande Rio).

Desde 2000, os pingüins são transportados pela FAB até o Rio Grande do Sul para passar por uma espécie de check-up no Cram (Centro de Reabilitação de Animais Marítimos), a última parada antes de reencontrarem as águas geladas do estreito de Magalhães.

Neste ano, no entanto, a FAB não realizou o transporte porque todos seus esforços estão voltados para resgatar brasileiros da guerra no Líbano.

Segundo a TAM, o transporte dos pingüins não teve custos para o zoológico. As aves foram colocadas em sete caixas e decolaram do aeroporto Santos Dumont às 12h25. A aterrissagem em Porto Alegre aconteceu às 16h30.

Nos próximos dias, outros três pingüins devem ser levados pela TAM de Porto Seguro (BA) para Porto Alegre.

Correntes

Os pingüins foram trazidos para o Rio por correntes marítimas e abrigados no zoológico. De acordo com o zôo, ao menos 125 pingüins chegaram ao Rio, trazidos por correntes marítimas, desde junho. Cerca de 70 deles morreram em razão do grave quadro de hipotermia, hipoglicemia e cansaço.

Inexperientes

Todos os anos, entre junho e agosto, muitos dos pingüins procedentes do estreito de Magalhães, no sul do continente, chegam à costa do Rio. Segundo veterinários consultados pela Folha, costumam ser animais jovens e inexperientes que, em busca de comida, se afastam do litoral e acabam caindo em correntes marítimas que os trazem ao Brasil.

Quando chegam aqui, estão sempre muito debilitados e precisam ser hospedados no Zoológico de Niterói, que lhes oferece antibióticos, antifúngicos, soro e uma superalimentação. Tudo para que eles possam retornar ao meio ambiente sãos e salvos.

FONTE: UOL