14 março, 2007

Em cerca de 2.800 cidades uso do telefone não será cobrado por minuto

SÃO PAULO - Consumidores de de 2.800 cidades brasileiras poderão fazer ligações locais de telefone fixo para fixo livremente, pagando apenas a assinatura mensal. A afirmação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).Estarão inclusos nesse sistema os municípios sob concessão da Brasil Telecom e Telemar. As duas operadoras optaram por não converter o sistema atual, de pulsos, para minutos. Dessa maneira, não poderão mais efetuar a cobrança pelo método antigo.Vale lembrar que para as demais ligações - interurbanos, internacionais e para celulares - não haverá alterações na cobrança.

Opção
O prazo para as concessionárias alteraram seus sistemas começou em março e vai até julho. Nas cidades onde haverá a modificação, os consumidores poderão optar por dois produtos: o Plano Básico - para aqueles que utilizam o telefone para intervalos curtos - e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo) - para quem passa mais tempo na linha.Em ambos os casos, o preço de assinatura será o mesmo. No entanto, especula-se que a modificação fará com que a conta fique de 50% a 70% mais cara.

Pela Telefônica
A Telefônica passará a cobrar por minuto a partir da próxima sexta-feira (16). Em comunicado divulgado à imprensa, a companhia de telecomunicações informou que a primeira cidade a passar pela alteração será a de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo."A migração será gradativa, por regiões do Estado onde a empresa atua e será completada até o final de julho - mês em que a forma de cobrança muda na Capital", explicou a empresa por meio de nota.

FONTE: YAHOO